Molhados

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Presente

Olá! Cheguei de viagem e antes mesmo de vir cuidar do Molhe-se, recebo a boa notícia, ou melhor, belo presente, oferecido pelo querido Guará, do blog Jornal Afogando o Ganso. Explicando, ele sorteou 20 exemplares de livros da Fundação Darcy Ribeiro - FUNDAR, entre os seguidores que estavam participando da promoção organizada por ele. O Molhe-se foi contemplado com o livro "Fazimentos / Caderno 8" (foto) , publicado pela fundação, que retrata a passagem de Darcy Ribeiro no governo do Rio de Janeiro.

Nascido em 26 de outubro de 1922, destacou-se nos cenários da educação, antropologia e sociologia, mas foi na primeira que deixou suas principais contribuições: Foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, sendo ainda, seu primeiro reitor. Foi idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense, que oficialmente chama-se Universidade Darcy Ribeiro. Publicou vários livros, que podem ser divididos nas temáticas: etnologia, antropologia, romances, ensaios e educação, das quais vários tratam da cultura indígena. Foi eleito em 1922 para a cadeira 11 na Academia Brasileira de Letras.

Bem, a exigência para participar da promoção era responder 3 perguntinhas básicas sobre Darcy Ribeiro, confesso, que pesquisei para respondê-las corretamente. E isso foi algo muito bom, pois pude conhecer um pouco sobre essa ilustre pessoa, então agradeço ao Guará pela oportunidade e parabenizo-o também pela iniciativa e bela homenagem a Darcy Ribeiro.

Para finalizar, um trecho do seu discurso de posse na ABL:

"Estou certo de que alguém, neste resto de século, falará de mim, lendo uma página, página e meia. Os seguintes menos e menos. Só espero que nenhum falte ao sacro dever de enunciar meu nome. Nisto consistirá minha imortalidade."

De volta ao Molhe-se, agradeço de coração aqueles que vieram aqui e entenderam minha ausência, enviando luz e desejo de sorte. Beeejo,beeejo a todos. Logo mais os visitarei.

9 comentários:

  1. Poxa, que postagem espetacular!
    Não por ter me citado e sim por ter saído de forma espontânea.
    Texto bem elaborado e redigido de forma brilhante.
    Você é merecedora de meu carinho.
    Beijos, Mulher!

    ResponderExcluir
  2. Tbém fui um dos contemplados, viu? E não esqueça de comentar depois sobre o concurso...
    Bj*

    ResponderExcluir
  3. Vocês dois são merecedores.
    Demais seu post. E Darcy é fenomenal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Ana! Você e o Molhe-se merecem. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Ei, que moça de sorte!!!rsrsr

    Te sigo querida!

    ResponderExcluir
  6. parabems amiga.... de coracao felicidades... y que bom que voltou ...

    saludos
    linda semana
    abracos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo maravilhoso presente, querida Ana!
    O Molhe-se merece!

    Ótima quinta! ;*

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo presente e principalmente pelo belo post.

    bjo

    ResponderExcluir
  9. Ana,

    que maravilha! Parabéns!!! Com certeza você conquistou com honra e mérito. O post foi natural, espontâneo e muito bem feito. Adorei! Amamos Darcy Ribeiro!

    Beijos com carinho amiga. Sorte e felicidade sempre!

    ResponderExcluir